"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde."
André Maurois

"A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão."
Francis Bacon

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Análise

Análise da redação de Erick


          O enunciador defende a tese de que o mundo polarizado em classes sociais é a causa da violência. Essa tese não é defendida do princípio ao final da dissertação, pois no meio, o escritor desvia do tema principal, confundindo o leitor.
          Sua proposição é importante, mas pode ser contestada já que ele generaliza de modo preconceituoso os políticos e os pobres dizendo que os primeiros são tods corruptos e que os últimos roubam.
          A perspectiva do texto baseia-se no ponto de vista político e social. O enunciador utiliza os argumentos de que grandes conflitos estão associados às camadas sociais pobres e que essas são levadas a roubar e assassinar para suprirem suas necessidades.
          A tese oposta a defendida seria que nem toda a violência é gerada por diferenças sociais. Avaliaríamos a redação de Erick sendo regular, porque ele descreve bem, utiliza-se de um bom vocabulário, porém, ao longo da dissertação, ele confunde o leitor, mudando o foco do texto e demonstra uma visão preconceituosa.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

um dos textos feito em parceria com a minha amiga lívia e também recebemos um "Boa análise!" na correção xD... ah, o texto fica meio (totalmente) estranho sem um contexto, já que é uma análise a partir de um texto escrito para o ENEM de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário